Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Renascendo

Ele renasceu!

O tempo nesse seu contínuo-descontínuo voltou a contar. E mais uma vez estamos no dia 01. Novo tempo, novo início, nova esperança. Eis uma nova oportunidade de conquistarmos tudo que queremos, depende de cada um de nós, da força interna, da nossa vontade e da disposição para espantar velhos fantasmas e renascer com o ano.

Nascer de novo significa muito mais que esquecer o que se passou, é ressignificar as experiências passadas, transcender os erros, as culpas, as críticas, renovar a fé e a si mesmo.

Eu sei que o ano de 2012 foi difícil pra muita gente e nesse aspecto, comigo também não foi diferente. Este último ano foi de muitas provações, muitas angústias, perdas. Fui testada no meu limite e, em alguns momentos, acreditei que alguém havia pegado pesado demais.

E foi aí, nesse lugar, onde qualquer pessoa se sente vitimada, sem chão, sem forças, que conheci o melhor de mim. Tive um momento mágico proporcionado exclusivamente por mim. Eu me olhei nos olhos!
Foi ali, onde a lágrima não quer mais cair e o som do choro é apenas um soluço que despertei do sono. Foi assim que me perguntei: "o que fiz para merecer isso?" e a resposta veio: "seja o que for, fui eu quem fiz!"

Somos nós os únicos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas, tudo de bom e tudo de ruim. Somos nós que permitimos a inveja, a calúnia, a fofoca e o mal estar. Seja onde for, nós nos abrimos às pessoas más, nós falamos demais, não investimos o bastante no que nos importa, nos omitimos, sonegamos. Somos responsáveis por cada detalhe em nossas vidas. Sou Eu - o eu de cada um - que gerencio todos os meus atos de escolhas.

Abater-se, ficar triste, estar em uma situação adversa é apenas a consequência das escolhas que fazemos e compreender isso foi uma das coisas mais úteis que me aconteceram nos últimos 10 anos.

A partir daí, tateando uma saída para a armadilha que eu mesma construí, na busca incessante pela compreensão daquele momento me rendi a ser quem sou e a tomar as rédeas do meu caminho.

Olhei para o passado com verdade e confrontei meus erros. Renovei minhas escolhas, escolhi demonstrar o que sinto para quem sinto, escolhi estar ao lado de meus familiares, do povo que me importa, resolvi deixar pra trás pequenas falhas, já que sou tão falha... Passei a olhar o outro com mais doçura e entendimento, mas não me envolver além do limite permitido. Passei a respeitar mais o silêncio, principalmente o meu silêncio. Resolvi valorizar o que tenho e fazer tudo da melhor forma.

Tive o prazer de pedir perdão a algumas pessoas e de resgatar velhas amizades, solidificar as mais recentes e deixar partir algumas. Reconheci meus erros, sem culpas, mas também acolhi, apoiei... Nossa! Eu batalhei tanto para compreender o que a vida me ensinava com as perdas que hoje só vejo os ganhos.

Eu finalmente venho compreendendo - assim mesmo no gerúndio- que quando cultivamos o Bem e o Amor, eles retornam e permanecem em nossas vidas. Eu que sempre me considerei uma pessoa religiosa, hoje, vejo que religião é só o começo da história, é preciso se espiritualizar, é preciso praticar, é preciso ser de forma total e integrada, uma partícula do espírito divino que mora em nós e agir de acordo com o que nascemos para ser.

Cada santo, cada espírito, cara orixá e divindade comporta uma forma de ser de Deus, esse mesmo Divino que tem vários nomes e várias faces. Cada nome traz consigo um mandamento, uma faceta, uma verdade e hoje eu sei e respeito o que significa ser uma Omo Ewá e é para isso que vivo, para ser e respeitar quem sou como mandamento divino.

Nesse primeiro dia do ano, nessa nova oportunidade de Ser, desejo que se perguntem: "O que significa ser quem vc é? O que te impulsiona e o que quer nesta vida?". Desejo que a resposta a essas perguntas façam diferença em suas vidas. Desejo que se libertem das amarras da culpa e da crítica para que sejam felizes sendo quem são.

Sejam felizes neste ano de 2013, porque o ano só pode ser feliz, se vc for...

4 comentários:

Janaína Ribeiro disse...

Um lindo 2013 Nany. Amei o post. Bjssss

Anônimo disse...

FELIZ 2013!
VOCÊ CONTINUA DOIDAAAAAA KKKKK
BEIJOS

Nany d' Ewá disse...

Doida, mas controlada... rs

Frui Vita disse...

Crescimento, evolução espiritual, ascensão.O caminho é esse mesmo, sem volta, mas que nos traz uma tranquilidade indescritível! Feliz 2013.